Marina Abramovic - Four Performances (19
Still - Abramovic - City of Angles.png
Capa - Abramovic, Marina - Pelas Paredes
James Weston - Quando Maria Abramovic Mo
icon.png
video.png
video.png
video.png
video.png
video.png

A

ADSHEAD, Janet. Dance history - an intro
Capa_-_Agamben_-_O_que_é_o_contemporaÌ
James Andrew - As principais teorias do
Thoinot Arbeau - Orchesographie.jpg
Capa_Archias_-_Concrete_body_-_Captura_d
Capa Jacques aumont as teorias dos cinea
Capa Jacques aumont a imagem.png
Capa_Jacques_aumont_a_análise_do_filme
Capa_Jacques_aumont_dicionário.png
Capa - Artaud - O teatro e seu duplo.jpg

Digo que a cena é um lugar físico e concreto que pede para ser preenchido e que se faça com que ela fale sua linguagem concreta. Digo que essa linguagem concreta, destinada aos sentidos e independente da palavra, deve satisfazer antes de tudo aos sentidos, que há uma poesia para os sentidos assim como há uma poesia para a linguagem e que a linguagem física e concreta à qual me refiro só é verdadeiramente teatral na medida em que os pensamentos que expressa escapam à linguagem articulada.

Antonin Artaud

 
Capa - Augé - Não-lugares.png
Capa_-_Alain_Badiou_-_Manual_Inestétic

B

Capa - Davinia Caddy - The Ballet Russes
Capa - Boris Kochno - Diaghilev and the

Ballets Russes

Capa_Eugenio_Barba_Captura_de_Tela_2019-
Capa_Eugenio_Barba_Canoa_Captura_de_Tela
PINA.jpg
Capa Pina Bausch 02.png
Capa Pina Bausch 01.png
video.png
Logo ubuweb 2.jpeg
capa_estudos_da_presença_pina_bausch.j

... tímida, composta, diáfana, vestida de negro, lá estava minha princesa austríaca. Era Pina Bausch. Um monja com um sorvete, uma santa de patins, um vulto de rainha exilada, de fundadora de uma ordem religiosa, de juíza de um tribunal metafísico que de repente lhe pisca um olho. Com seu vulto aristocrático, tenro e cruel, misterioso e familiar, fechado numa enigmática imobilidade, Pina Bausch sorria para mim para se fazer reconhecer. Que bela face! Uma daquelas faces destinada a se fixar, gigantesca e perturbante, nas telas do cinema. O espetáculo de Pina Bausch, eu o assisti do começo ao fim, e gostaria que fosse mais longo. Senti logo uma grande simpatia, cúmplice de uma graça sem igual, de uma brisa alegre que soprava sobre a cena.

Federico Fellini

Capa - Bruce Benward.png
Capa roy bennet uma breve historia da mu
Capa_-_bergson_matéria_e_memória.png
Capa - Bergson o Pensamento e o movente.
Capa - Bergson - o riso.png
Capa_-_Bergson_Evolução_criadora.png
 
Capa Anne Bogart - The Viewpoints book.p
Capa_Nicolas_Bourriaud_-_Estética_rela
Capa_nicolas_bourriaud_pós_produçã
Captura_de_Tela_2019-10-03_às_15.10.44
Still - Jonathan Burrows - Hands.png
Still - Jonathan Burrows - Both sitting
Still - Jonathan Burrows - The quiet dan

The quiet dance [1]  [2].

Both sitting duet [1]  [2].

video.png
video.png
Burrows_-_Motion_Bank_-_Captura_de_Tela_
video.png
video.png
Still - Jonathan Burrows - The stop quar

C

Canclini - Culturas hibridas.png

Conceição|Conception [A Conceição|Conception do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP é um periódico semestral, online, que abrange os campos do teatro, da dança e da  performance. Publica artigos em português, espanhol e inglês que proponham interfaces, fusões, justaposições e tensões entre esses três campos, partindo-se da afirmação e fortalecimento de suas especificidades. Tendo como pressuposto a noção de concepção/criação no campo das artes da cena, procura dar visibilidade às produções de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior sobre criação artística, reflexões críticas, atuação e treinamentos do dançarino, ator e/ou performer.]

 

D

Capa_Danto_transfiguracão_Captura_de_T
Capa__didi_huberman_bailaor_-_Captura_de
capa Georges Didi- Huberman - diante da
capa_Georges_Didi-_Huberman_-_SobreviveÌ
capa Georges Didi- Huberman - o que vemo

Dossier

DRAMATURGIA

(por Paulo Caldas)

Andrea Bardawil (Org.). Tecido afetivo: por uma dramaturgia do encontro.

Synne K. Behrndt; Cathy Turner (Orgs.). Dramaturgy and performance.

Matteo Bonfitto. Tecendo os sentidos: a dramaturgia como textura.

Paulo Caldas; Ernesto Gadelha (Orgs.). Dança e dramaturgia[s].

Revista Cena nº29, 2019: Dossiê Dramaturgis(s), dramaturgismo em tempos pós-dramáticos.

Guy Cools. De la dramaturgie du corps en danse.

Joseph Danan. Mutações da dramaturgia: tentativa de enquadramento (ou de desquadramento).

Dramaturgias nº 8, 2018: Dossiê Dramaturgia da Dança.

Renato Ferracini. Por uma potente dramaturgia microscópica.

Jean-Claude Gallotta; Claude-Henri Buffard. Le chorégraphe et son dramaturge.

Pil Hansen; Darcey Callison (Orgs.). Dance dramaturgy: modes of agency, awareness and engagement.

Marianne van Kerkhoven. Looking without pencil in the hand.

Scott  deLahunta. Dance dramaturgy: speculations and reflexions.

Gotthold Efhraim Lessing. Hamburg dramaturgy.

Marco de Marinis. Dramaturgy of the spectator.

Anny Mokotow. Decentred perspectives: dramaturgical developments in dance.

Katherine Profeta. Dramaturgy in motion: at work on dance and movement performance.

Fátima Saadi. Dramaturgias: estudo sobre a função do dramaturgista.

SARMA - Laboratory for discursive practices and expanded performance: Anthology Embodied Dramaturgies.

Guilherme Schulze. Notas para uma dramaturgia coreográfica.

Christel Stalpaert. A dramaturgy of the body.

Theaterschrift nº 5-6, 1994: Über Dramaturgie; On dramaturgy; A propos de dramaturgie.

Théâtre Public nº 67, 1986: Dramaturgie.

Lygia Tourinho. Dramaturgias do corpo.

capa cathy turner.png
capa Katherine Profeta.png
Captura_de_Tela_2019-10-09_às_19.29.02
capa pil hansen.png
Still tecido afetivo.png
Revista Cena - cover_issue_3811_pt_BR.pn
 

E

 
Capa - Frantz Fanon - Os condenados.png
Capa Frantz Fanon - Pele negra.png

F

Foster,_Susan_-_Choreographing_Captura_d
Capa_Foucault_heterotopias_-_Captura_de_
Capa_Foucault_microfísica.png
Capa Foucault Vigiar e punir.png
Capa_Foucault_a_ordem_do_discursoCaptura

Afinal, o corpo do dançarino não é justamente um corpo dilatado segundo um espaço que lhe é ao mesmo tempo interior e exterior?

Michel Foucault

Capa Foucault Ditos e escritos estetica.
 
icons8-lecturer-150.png
entrevista_para_vídeo.png

No começo era o movimento.

Não havia repouso porque não havia paragem do movimento. O repouso era apenas uma imagem demasiado vasta daquilo que se movia, uma imagem infinitamente fatigada que afrouxava o movimento. Crescia-se para repousar, misturavam-se os mapas, reunia-se o espaço, unificava-se o tempo num presente que parecia estar em toda a parte, para sempre, ao mesmo tempo. Suspirava-se de alívio, pensava-se ter alcançado a imobilidade. Era possível enfim olhar a si próprio numa imagem apaziguadora de si e do mundo.

Era esquecer o movimento que continuava em silêncio no fundo dos corpos. Microscopicamente. Ora, como se passaria do movimento ao repouso se não houvesse já movimento no repouso?

José Gil

Capa_-_José_Gil_-_Movimento_Total.png
Capa_-_José_Gil_-_Metamorfoses_do_Corpo.

G

 
 
 
 

J

H

K

Capa le Breton sociologia.png
 

L

Capa_lepecki_the_senses_Captura_de_Tela_
Capa Lehmann - pós dramático.png
Capa_lepecki_singularitiesCaptura_de_Tel

[…] a coreografia aciona uma pluralidade de domínios virtuais diversos – sociais, políticos, econômicos, linguísticos, somáticos, raciais, estéticos, de gênero – e os entrelaça a todos no seu muito particular plano de composição, sempre à beira do sumiço e sempre criando um porvir.

André Lepecki

icons8-lecturer-150.png
icons8-lecturer-150.png
 
Capa Marcel Mauss.png

M

Capa_Machado_-_Pré-cinemas_Captura_de_
entrevista_para_vídeo.png
 
Capa_Munanga_Rasicmo_-_Captura_de_Tela_2

N

 

O

 

P

Capa_Osorio_Crítica_-_Captura_de_Tela_
Capa Lela Queiroz.png
 

Q

Capa_Primo_Rosa_-_Captura_de_Tela_2019-1

R

Capa_Munanga_NegritudeCaptura_de_Tela_20
Krenak_AmanhãCaptura_de_Tela_2020-05-0
Capa Sansone - negritude.png
Capa Frantz Fanon - Pele negra.png
Capa_Munanga_-_Rediscutindo_Captura_de_T
Capa_Eduardo_Viveiros_A_inconstância.p
Capa Eduardo Viveiros - encontros.png
Capa - Frantz Fanon - Os condenados.png
Capa Boaventura Santos e Meneses Epistem
Krenak_Ideias_Captura_de_Tela_2020-05-08

Transversalidades: 

Raça, etnia e sociedade

(por Emyle Daltro)

Capa_Rancière_-_o_inconsciente_estét
Capa_Rancière_-_Espectador_emancipado.
Capa_Rancière_-_A_partilha_do_sensív
 
 
Capa_Santana_ivani_Captura_de_Tela_2019-

S

Capa_-_Seminário_de_Dança_de_Joinvil
Capa_-_Seminários_de_Dança_10.png
Capa_-_Seminários_de_Dança_08.png
Capa_-_Seminários_de_Dança_05_Captur
Capa_-_Seminários_de_Dança_04_Captur
Capa_-_Seminários_de_Dança_03_Captur
Capa_-_Seminários_de_Dança_01.png
Capa_-_Seminários_de_Dança_09.png
Capa_-_Seminários_de_Dança_06.png
 
Capa_Lia_Tomás.png
 

T

U

 

V

 
 
 
 
 

Dossier

Videodança

(por Paulo Caldas)

Dodds_-_Captura_de_Tela_2020-03-29_às_
Captura_de_Tela_2020-03-29_às_13.10.43
Branigan_-_Captura_de_Tela_2020-03-28_aÌ
Mitoma_-_Captura_de_Tela_2020-03-28_às
Captura_de_Tela_2020-03-29_às_13.24.40
Arendell_-_Captura_de_Tela_2020-03-31_aÌ